Criada em maio de 1989, a Guarda municipal de Itabuna que por decreto ganhou o nome de Policia Administrativa está desde 2007 querendo respirar ares melhores, quando foram abertas inscrições para concurso publico, sendo próximo de 300 vagas vindo a ser ocupadas com a função de policiais administrativos.
No inicio do mandato do atual prefeito José nilton Azevedo em 2009, sob a responsabilidade do seu secretario de administração Gilson Nascimento foi solicitada ao PROSEM que este fizesse um levantamento sobre a violência no município de Itabuna.
Este levantamento foi feito e um projeto foi apresentado a sociedade com o objetivo de resolver o problema da violência em nossa cidade. O Governo Federal destinou um recurso de R$ 654.000,00 para que se reestruturasse a Policia Administrativa(Guarda Municipal). Dinheiro destinado ao (1)treinamento e capacitação dos policiais administrativos,(2) na compra e aparelhamento de viaturas(carros e motos) completas(rádio comunicadores + sinalizadores), (3) implantação do vídeo-monitoramento e alarmes, (4) Curso de armamento e tiro.
Após todas essas metas fossem alcançadas o Município de Itabuna faria um convenio com os outros órgãos de segurança publica existentes na cidade(POLICIA MILITAR, POLICIA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS), convenio este que viabilizaria as acoes conjuntas para que a Guarda Municipal contribuísse com a sociedade no combate a violência. Passaram-se 4 anos e a realidade é totalmente diferente.
O que vemos é uma GCM ou PA totalmente descaracterizada, sem capacitação, sem nomenclatura, sem um padrão oficial no desenpenho do serviço, não existe video monitoramento nem alarmes, as viaturas mais parecem carros de passeio plotados pois servem para tudo menos para o seu devido serviço, nao possuem giroflex nem dispositivos sonoros muito menos radio comunicadores, estão com menos de um ano de uso e ja se encontram sucateadas e sem manutenção alguma.
Os postos de serviço não possuem a menor condição digna de trabalho: falta água, não tem os equipamentos de proteção individuais. O comando é irresponsável e omisso na prestação dos serviço. PAs sem treinamento são forçados a trabalhar em festas de largo no que resulta em agressões físicas cometidas contra a vida dos munícipes e consequentemente indenizações são pagas.
Portanto, a verba de R$654.000,00 enviada pelo governo federal para aonde foi???
Este espaço está sendo usado para chamar a atenção das autoridades e na certeza que teremos respostas em breve. Que venham ter atenção especial não com o Policial administrativo mas com o município de Itabuna,pois o povo clama por socorro. Não vamos deixar as viaturas se acabarem, vamos valorizar estes profissionais. Prestar conta da verba e enviar novos projetos para que outros recursos sejam conseguidos e contribuam com o combate da violência no nosso município querido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário