segunda-feira, 28 de maio de 2012

PROJETO PARA COIBIR VIOLÊNCIA EM ITABUNA


 PROJETO PARA COIBIR VIOLÊNCIA EM ITABUNA


A pré candidata Acácia Pinho, disse no programa " O Crime Não Compensa " da Difusora de Itabuna, que vai combater, em seu governo, a prática do aforamento, que vem sendo cobrado em diversos bairros periféricos de Itabuna. Ela disse também que vai reativar a zona azul, para melhorar o trânsito da cidade e que vai realizar um trabalho especial com a comunidade jovem, para combater as drogas, além de criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública, com a implantação de portais com monitoramento nas entradas da cidade, que vai coibir a entrada de armas e drogas em Itabuna.

Guardas municipais são presos


Guardas municipais são presos 
Por: Radar Notícias - Data: 28/05/2012 - 07:40:47
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet
Sob suspeita de participação na fuga dos presos da Delegacia de Polícia Civil de Itororó, dois guardas municipais que serviam em apoio a Delegacia, foram presos. O Delegado, através de uma série de indícios, suspeitou da participação dos dois guardas na facilitação do resgate dos presos, uma vez que as câmeras de segurança da Delegacia se encontravam desligadas, e as chaves da carceragem ao invés de estarem em um local de segurança, se encontravam em mãos dos guardas.
No interrogatório, dirigido pelo delegado Eder Nogueira, várias contradições surgiram durante o depoimento dos guardas, ressaltando ainda mais a desconfiança na participação da dupla durante a fuga dos custodiados. Os Guardas Municipais Manoel Cardoso Félix e Adalto Cardoso Da Silva foram  presos em flagrante delito e encaminhados para o Complexo Policial de  Itapetinga.
O Resgate dos Presos
A fuga ocorrida em Itororó foi arquitetada de maneira cinematográfica. Dois bandidos, com armas em punho, renderam os Guardas Municipais que realizavam a vigilância da Delegacia de Polícia Civil, e mandaram que eles efetuassem a abertura das celas da Delegacia, liberando 9 presos extremante perigosos, grande parte deles envolvidos com o tráfico de drogas na cidade. Após a libertação dos presos os bandidos saíram comemorando em frente a Delegacia, dando tiros para o alto. 
A quantidade de agentes na cidade é muito pequena, durante a noite ou no final de semana, os presos são levados para Itapetinga, inchando ainda mais a superlotada carceragem da Delegacia de Polícia.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ATENÇÃO GCM!!!!


O GGI-M, GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL DE ITABUNA, convida a todos os guardas municipais de Itabuna para uma reunião no dia 18-05-2012(SEXTA-FEIRA) ás 14:00 horas no auditório da GCM(Vila Olimpica), para tratar de assuntos relacionados a segurança pública municipal, criação da Secretaria de segurança publica do município e do novo plano de ação da guarda civil municipal. Com a presença de Luisa Padilha(Secretária executiva do Pronasci), de Alan Jr. E Marcus Vinicius(coordenadores do Instituto Prosem), e do Secretário de Administração de Itabuna.                                                                
                                                                                                
                  PARTICIPE!!!!!! VAMOS UNIR PARA OBTER                              
    VALORIZAÇÃO E ITABUNA TER UMA GCM DE VERDADE!!!!      
                                                                                                
                                   APAREÇA!                                              

sábado, 12 de maio de 2012

Guarda municipal troca tiros!


Guarda municipal de Feira de Santana está preparada para troca de tiros

Os médicos socorristas da SAMU, mesmo tendo apoio de agentes da guarda municipal em deslocamentos para alguns bairros da cidade em Feira de Santana/Ba, ainda demonstram receios quando são acionados.

Em oportunidade passada, uma ambulância foi impedida de entrar na Rocinha para socorrer uma criança que foi baleada. Fez-se necessário o apoio de pelo menos quatro viaturas da guarda municipal que deu apoio aos médicos e enfermeiros no momento da transferência do menor para um hospital da cidade.

Antes da presença da GM, os médicos já chegaram a ser agredidos e viaturas já foram apedrejadas. Há uma estatística que diz que cerca de 90 pessoas já foram presas e conduzidas à delegacia sob acusação de serem autores de tentativas de homicídio.

O comandante da guarda municipal, Marcus Vinicius (foto), descreveu em reportagem cedida a uma emissora de rádio local, quais são os principais bairros aonde ocorrem maior incidência de tentativas de morte. Segundo o comandante da GM em Feira de Santana os principais locais são: Rocinha, Fraternidade, Conjunto José Ronaldo, São João do Cazumbá, Expansão do Feira IX, Diadema e Liberdade.

"Fomos treinados pelas polícias militar e civil e nosso grupamento especializado está preparado para defender o patrimônio municipal até mesmo em uma troca de tiros se houver necessidade." Disse o comandante ao ser questionado.  

  * Fato Concreto com informações do repórter Denivaldo Costa 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Guarda municipal é assassinado



Um guarda municipal é assassinado e outro fica feridoemail
Por: Radar Notícias (Informações: Ubatã Notícias) - Data: 10/05/2012 - 10:19:20
 Na madrugada desta quinta-feira (10), um guarda municipal foi assassinado e outro ficou ferido após a ação de criminosos em uma praça no centro de Itamarati, distrito de Ibirapitanga. A polícia informou que três homens armados chegaram encapuzados à praça e atiraram contra os dois guardas. Astrogildo Francisco Nascimento, 55 anos, morreu no local e Osvaldo Macedo de Jesus foi atingido de raspão, mas está fora de perigo.
De acordo com a polícia, os bandidos só não assassinaram Osvaldo porque acreditaram que ele já havia morrido após os disparos.  Em seguida, os criminosos fugiram levando um revólver e uma algema dos guardas. A polícia ainda não sabe a motivação do crime e não há suspeitos. O caso está sendo investigado.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Guarda Civil X Poder de Policia



Armas não descaracterizam a guarda, afirma a secretária Nacional de Segurança, que já foi secretária em Diadema

A GCM (Guarda Civil Municipal) como polícia comunitária. É assim que a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, vê as guardas no País. A declaração foi feita em entrevista exclusiva ao ABCD MAIOR.

“A proximidade e a vinculação da GCM à comunidade às vezes traz ao guarda a iniciativa de imobilizar um bêbado que está tumultuando um local, sem ter de deixar essa pessoa passar pelo ridículo de ser algemada ou conduzida ao DP”, explicou Regina. Apesar disso, a secretária Nacional em Segurança esclareceu que não é pelo armamento que a guarda busca uma identidade diferenciada, mas sim pelo contexto da segurança pública no País. “O novo paradigma exige que a GCM seja uma guarda cidadã e que tenha maior contato com a população. Mas isso não significa que o guarda não precise saber se defender”, destacou.

O comandante da GCM de Diadema, Hideharu Bombata, concorda com o posicionamento da secretária. “A GCM não tem total poder de polícia, até porque cada agente de segurança tem a sua especificidade. Mas, apesar de o nosso foco ser o patrimônio municipal, isso não impede de ajudar os munícipes que precisam ou de agir ao ver um ato ilegal.”

Atualmente, o ABCD possui 2.120 guardas que fiscalizam aproximadamente 788 km², de seis municípios. Da Região, apenas Rio Grande da Serra não possui GCM. Com maior área para vistoriar, 408 km², São Bernardo é a cidade com maior número de homens (604), o que representa 28,5% do total.

Integração - Regina Miki ainda citou o avanço do ABCD e a proposta de integração das GCMs, por meio da utilização dos rádios HT na mesma frequência e das imagens das centrais de videomonitoramento compartilhadas. “Sabemos que cada guarda tem suas competências dentro do seu município, mas também sabemos que as divisas, por vezes, são por ruas. Portanto, se não tivermos uma boa integração, dificilmente haverá fiscalização exemplar ou êxito nas perseguições e no auxílio à polícia.”

Para melhorar o trabalho das GCMs, o Ministério da Justiça busca padronizar alguns procedimentos das guardas. “É muito importante que tenhamos uma legislação adequada, uma capacitação para que os guardas se sintam indutores de cultura de paz nos seus municípios, porém sem deixar de lado o fato de serem agentes na cadeia de segurança”, considerou Regina.

Entre outros projetos que podem otimizar o trabalho da guarda, Regina Miki ainda citou a mediação de conflitos e o auxílio na fiscalização, como a de uso e ocupação do solo, que de acordo com a secretária nacional favorece a segurança pública. “O poder de polícia administrativa é pouco explorado no Brasil. Na medida em que tivermos o poder de fiscalização, que é do município, e a guarda auxiliar estaremos trazendo ordem ao território, o que contribui na prevenção dos delitos”, avaliou.